Amor ao próximo
Normatizado pela Resolução nº 01/2018, da Superintendência Executiva da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, o setor de Voluntariado foi criado para viabilizar um atendimento mais humanizado aos pacientes, se valendo da ajuda de pessoas da comunidade interessadas em doar, sobretudo, tempo e atenção aos que se recuperam no hospital.
Além de coordenar as visitas dos filantropos aos leitos, o Voluntariado da Santa Casa realiza sistematicamente ações de captação de recursos e suprimentos básicos doados a pacientes, como fraldas descartáveis, escovas dentais e outros itens de higiene pessoal.
A corrente do bem com pessoas que doam artigos pessoais à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia faz acontecer, por exemplo, o Bazar da Generosidade, cuja renda é revertida no custeio da instituição filantrópica. As roupas e calçados recebidos na Santa Casa também beneficiam no dia a dia os pacientes, que muitas vezes vêm de cidades distantes e ficam sem recursos para se manter durante a internação.


São ações realizadas pelo Voluntariado:
- Chocolatim da leitura (programa cultural de
empréstimo de livros e revistas a pacientes e acompanhantes); - Visitas regulares nos leitos;
- Prestação de serviço voluntário, como ‘posso ajudar’,
jardinagem e manutenção; - Bazar da Generosidade;
- Feirinha Nossa Casa;
- Curso de formação de voluntários;
- Arrecadação e entrega de donativos;
- Auxílio no atendimento com enfermeiros voluntários.
Quero me voluntariar
A sua ajuda é muito bem-vinda. Pode se candidatar ao voluntariado qualquer pessoa maior de 18 anos. Antes de entrar para o quadro de voluntários, os interessados passam por um curso de formação de 2 horas, na própria Santa Casa, onde aprendem noções de cuidados com a saúde e normas sanitárias no ambiente hospitalar; das formas de abordagem e interação com o paciente; e rotinas administrativas do hospital.
Mais informações
Orientações sobre como ser voluntário na Santa Casa podem ser obtidas pelo telefone (062) 3254-4229, no e-mail voluntariado@santacasago.org.br e diretamente na Sala do Voluntariado, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.