Palestras, brincadeiras educativas e visitas à ala especial dedicada aos pacientes com indicação de cuidados paliativos marcaram as comemorações da Semana dos Cuidados Paliativos na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.
A superintendente geral do hospital, Irani Ribeiro de Moura, e o superintendente administrativo, Irondes José de Morais, prestigiaram a abertura da programação organizada pela equipe do Projeto Pali-Ação, que começou no dia 4 e terminou ontem, 7 de outubro.
A partir do tema do Dia Mundial de Cuidados Paliativos deste ano – sugerido pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA) e que diz “Não deixe ninguém para trás – Equidade no acesso aos cuidados paliativos”-, profissionais do Projeto Pali-Ação esclareceram dúvidas dos colaboradores sobre quais pacientes têm indicação de serem abordados pela equipe e como oferecer a melhor assistência aos pacientes e seus familiares.
Em entrevistas à imprensa, a coordenadora da equipe de cuidados paliativos, Lídia Lelis Leal Milioli, e o psicólogo Roberto Moura também falaram à população sobre a importância desta assistência que ajuda a proporcionar mais conforto e qualidade de vida aos pacientes e seus familiares.
Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia conta com quatro apartamentos para a internação de pacientes em cuidados paliativos exclusivos. Os leitos contam com aparelhos de TV, antessala, banheiro privativo, mesas para jogos, espaços para decoração com objetos pessoais, como porta-retratos, enfim, uma estrutura que busca fazer com que o paciente se sinta o mais confortável possível.
Uma equipe multidisciplinar, reforçada pela atuação de voluntários, garante o atendimento que é todo prestado via Sistema Único de Saúde (SUS).