Santa Casa em Ação – Em solenidade na PUC Goiás, estagiários da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia recebem boas-vindas

Em uma solenidade realizada hoje, 6, pela manhã, no auditório da área IV da PUC Goiás, acadêmicos da instituição receberam as boas-vindas ao estágio na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Ao longo dos próximos meses, acadêmicos de cursos, como medicina, biomedicina, nutrição, psicologia, farmácia e enfermagem vão acompanhar e participar da rotina de trabalho no hospital, tendo a oportunidade de aprender com profissionais experientes e de colocar em prática o conhecimento teórico das salas de aula.

A solenidade começou com a benção dos crachás feita pelo vice-presidente da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Dom Levi Bonatto, que também ressaltou a importância da oração antes do trabalho e destacou que os jovens acadêmicos têm muito a contribuir com o hospital na assistência à população carente.

“Sintam-se abençoados e lembrem-se que o trabalho de vocês é muito importante sob o ponto de vista social, pois estarão com pessoas carentes, necessitadas, que precisam de cuidados clínicos, mas também precisam ser acolhidas. Quando estiverem no estágio pensem que as pessoas precisam de carinho”, disse.

Superintendente Geral da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, a médica Irani Ribeiro de Moura, destacou que o estágio é uma fase muito importante do aprendizado, pois une teoria e prática. Ela citou que a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é um hospital filantrópico, com 96% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que tem a missão de acolher, cuidar e tratar pacientes que muitas vezes não encontram assistência em outras unidades de saúde.

“Os desafios da área da saúde são muitos e vocês terão nos professores o auxílio necessário para diagnosticar e tratar e estamos trabalhando para oferecer o melhor a vocês e a nossos pacientes, que devem ser sempre tratados com amor e carinho. A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é um livro que vocês podem abrir uma página por dia e quando saírem estarão aptos a serem bons profissionais”, afirmou, desejando boas-vindas a todos.

A pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, professora Sônia Margarida Gomes Sousa, e a coordenadora de Apoio ao Estágio, Marília Rabelo Holanda Camarano, também deram boas-vindas aos novos estagiários. “Aproveitem essa experiência por inteiro, entendam que o estágio faz parte de um todo do aprendizado que é contínuo, nunca se encerra”, aconselhou Sônia Margarida.

O superintendente Técnico da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, médico Cláudio Tavares, fez uma palestra sobre o hospital, citando o seu histórico, estrutura, papel no SUS, referências em atendimento e desafios. Ele também destacou a necessidade de os acadêmicos seguirem as normas de biossegurança.

Finalizando o evento, a médica e professora Ana Maria Arruda ministrou uma palestra sobre conhecimento, habilidades, atitudes, emoção e valores e a importância de cada um no dia a dia dos profissionais em formação. Somente em 2021, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia recebeu mais de 800 estagiários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.