E-mail Santa Casa contato@santacasago.org.br Telefone Santa Casa (62) 3254-4200 Transparência Santa Casa Banco de sangue para Santa Casa Banco de Sangue Resultados de exames Exames Doe Agora para Santa Casa Quero Doar
Slider

Nossa história

Tradição na saúde de Goiás

A trajetória da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) guarda uma relação muito particular com a própria história da capital de Goiás. O hospital foi aberto em 1936, apenas três anos depois da fundação de Goiânia pelo médico e político Pedro Ludovico Teixeira, e sua esposa, Dona Gercina Borges, uma das principais idealizadoras da Santa Casa.

O primeiro prédio da SCMG foi instalado na região central de Goiânia, onde funciona hoje o Centro de Convenções. Fruto do trabalho da Conferência de São Vicente de Paulo, com apoio das Irmãs Dominicanas e das Irmãs Vicentinas, além de autoridades políticas, empresários e profissionais liberais, a Santa Casa abraçou, de forma calorosa, a população goianiense e de municípios vizinhos. Pela excelência de seus profissionais médicos, técnicos e administrativos, não demorou muito para pacientes também de estados limítrofes passarem a buscar tratamento na Santa Casa de Goiânia.

nossa-historia

Em 1985, a sede da SCMG foi transferida para a Rua Campinas, na Vila Americano do Brasil, onde funciona até hoje com 11 salas no bloco cirúrgico, 20 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais 296 leitos instalados em dois pavimentos. Esse complexo hospitalar confere à Santa Casa a condição de maior hospital de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Centro-Oeste.

historia-2

Nossa vida a serviço da sua

Fundada em 1936, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) é uma instituição privada de caráter filantrópico, administrada pela Igreja Católica, através da Diocese de Goiânia e da Sociedade Goiana de Cultura/PUC Goiás.

A SCMG atua como prestadora de serviço no campo da assistência médica hospitalar, ambulatorial e laboratorial.

É uma entidade credenciada junto ao Ministério da Saúde como hospital de ensino tipo 1 e se presta também ao serviço educacional por intermédio de convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Sob coordenação da Comissão de Residência Médica (Coreme), a Santa Casa oferece cursos de especialização para médicos em 18 especialidades, com duração de 2 a 4 anos, conforme a qualificação.

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é associada à Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).

Diretrizes

Nossa identidade organizacional agrega os seguintes propósitos, princípios e visão de futuro:

Missão

Ser sujeito de transformação, de participação e de promoção social pela prestação de serviços em saúde; contribuir com a geração e a produção de conhecimento sistemático, com estrutura organizacional moderna e flexível; e valorizar os colaboradores, com vistas ao efetivo acesso a bens e serviços da saúde.

Visão

Ser referência regional como maior unidade de saúde de caráter filantrópico no tratamento de média e alta complexidade médica em uma completa e ampla estrutura, comprometida com a qualidade, ensino e inserção comunitária e social.

Valores

  • Ética
  • Desenvolvimento humano e científico
  • Segurança
  • Sustentabilidade
  • Resolutividade
  • Integralidade
  • Humanização
  • Respeito
  • Acolhimento
  • Valorização das pessoas