Nossa história

Tradição na saúde de Goiás

A trajetória da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) guarda uma relação muito particular com a própria história da capital de Goiás. O hospital foi aberto em 1936, apenas três anos depois da fundação de Goiânia pelo médico e político Pedro Ludovico Teixeira, e sua esposa, Dona Gercina Borges, uma das principais idealizadoras da Santa Casa.

O primeiro prédio da SCMG foi instalado na região central de Goiânia, onde funciona hoje o Centro de Convenções. Fruto do trabalho da Conferência de São Vicente de Paulo, com apoio das Irmãs Dominicanas e das Irmãs Vicentinas, além de autoridades políticas, empresários e profissionais liberais, a Santa Casa abraçou, de forma calorosa, a população goianiense e de municípios vizinhos. Pela excelência de seus profissionais médicos, técnicos e administrativos, não demorou muito para pacientes também de estados limítrofes passarem a buscar tratamento na Santa Casa de Goiânia.

nossa-historia

Em 1985, a sede da SCMG foi transferida para a Rua Campinas, na Vila Americano do Brasil, onde funciona até hoje com 11 salas no bloco cirúrgico, 20 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais 296 leitos instalados em dois pavimentos. Esse complexo hospitalar confere à Santa Casa a condição de maior hospital de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Centro-Oeste.

historia-2

Nossa vida a serviço da sua

Fundada em 1936, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) é uma instituição privada de caráter filantrópico, administrada pela Igreja Católica, através da Diocese de Goiânia e da Sociedade Goiana de Cultura/PUC Goiás.

A SCMG atua como prestadora de serviço no campo da assistência médica hospitalar, ambulatorial e laboratorial.

É uma entidade credenciada junto ao Ministério da Saúde como hospital de ensino tipo 1 e se presta também ao serviço educacional por intermédio de convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Sob coordenação da Comissão de Residência Médica (Coreme), a Santa Casa oferece cursos de especialização para médicos em 18 especialidades, com duração de 2 a 4 anos, conforme a qualificação.

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é associada à Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB).

Diretrizes

Nossa identidade organizacional agrega os seguintes propósitos, princípios e visão de futuro:

Missão

Ser sujeito de transformação, de participação e de promoção social pela prestação de serviços em saúde; contribuir com a geração e a produção de conhecimento sistemático, com estrutura organizacional moderna e flexível; e valorizar os colaboradores, com vistas ao efetivo acesso a bens e serviços da saúde.

Visão

Ser referência regional como maior unidade de saúde de caráter filantrópico no tratamento de média e alta complexidade médica em uma completa e ampla estrutura, comprometida com a qualidade, ensino e inserção comunitária e social.

• Ética
  • Desenvolvimento humano e científico