Prestação de contas das ações da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é apresentada a Dom João Justino

O arcebispo metropolitano e presidente da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Dom João Justino, pôde conhecer um pouco mais sobre a situação atual do hospital durante a prestação de contas feita pelos superintendentes e coordenadores em reunião realizada no dia 18 de maio, na sede da Sociedade Goiana e Cultura (SGC).

A apresentação detalhada de informações sobre os atendimentos realizados, serviços prestados, aquisição de materiais, reformas e recursos recebidos complementou a prestação de contas realizada no dia 29 de abril, quando foram demonstrados aspectos contábeis e financeiros da Santa Casa. Na ocasião, as contas da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia referentes ao exercício fiscal de 2021 foram aprovadas por unanimidade.

Dom João Justino ressaltou que a prestação de contas dá a ele a oportunidade de se inteirar sobre a realidade da Santa Casa e de programar como colaborar com o hospital. “Estamos nos inteirando da situação do hospital para vermos como contribuir”, disse, enfatizando que o cuidado com a saúde faz parte da missão da igreja e implica custos que precisam ser bem administrados.

“É um desafio administrar um hospital filantrópico e, aqui, na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, encontramos uma grande equipe que está trabalhando nesta gestão”, disse o arcebispo, que, no dia 18 de abril, esteve pela primeira vez no hospital.

Essa segunda assembleia de prestação de contas, que contou também com as presenças do vice-presidente da Santa Casa, Dom Levi Bonatto, e do secretário-geral da SGC, Wolmir Amado, foi presidida pela superintendente geral Irani Ribeiro de Moura. Irondes José de Morais, superintendente Administrativo, iniciou a apresentação citando melhorias implantadas na Santa Casa nos últimos anos.

Dentre as medidas citadas por ele estão a modernização do setor jurídico; revisão dos contratos firmados e sua adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e às normas de compliance; atualização dos pagamentos dos 838 colaboradores e resgate do cumprimento de diretos trabalhistas antes desrespeitados.

O gerente Administrativo do hospital, coronel Hercílio Alves Dias, falou sobre as obras de manutenção e melhorias executadas, como a reforma de apartamentos, enfermarias, refeitório e, mais recentemente, da ala de cardiologia, que foi concluída e inaugurada neste ano. Ele destacou que o prédio do hospital tem cerca de 40 anos e exige manutenções regulares, que puderam ser executadas com recursos de emendas e convênios.

O trabalho de modernização do Setor de Tecnologia da Informação e dos softwares e equipamentos também foi apresentado, assim como as ações desenvolvidas pelo Setor de Voluntariado, que, graças à solidariedade da sociedade civil, têm permitido à Santa Casa proporcionar mais dignidade aos pacientes.

Apenas em 2021, o hospital contou com quase 3 mil horas de trabalho dos voluntários, o que gerou uma economia de aproximadamente R$ 45 mil. Os projetos “Práticas Integrativas Complementares” e “Cuidados Paliativos” também foram apresentados na reunião.

O superintendente Técnico, Cláudio Tavares Silveira Sousa, falou sobre os números dos atendimentos realizados, que enfatizam a importância do hospital para Goiânia e para todo o Estado. Ele também citou que a Santa Casa é um hospital escola, que oferece 12 residências médicas e recebe 820 acadêmicos de vários cursos da PUC Goiás.

A melhoria do trabalho da Ouvidoria, a implantação da gestão participativa que está sendo iniciada com o convite a todos os colaboradores e coordenadores para que apresentem suas contribuições, o estreitamento do relacionamento com as três esferas de governo e com parlamentares foram outras ações em andamento citadas pela superintendente geral, que adiantou que a Santa Casa também está trabalhando para alterar sua classificação de hospital do tipo 1 para tipo 2 ou 3.

As contas apresentadas serão disponibilizadas no Portal da Transparência, no site do hospital, e novas reuniões devem ser agendadas com o presidente Dom João Justino para tratar de assuntos mais específicos voltados para a melhoria do funcionamento da Santa Casa e das ações do Voluntariado.