Orquidário São Francisco será inaugurado na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia

Único na rede hospitalar goiana, o orquidário será usado na terapia de pacientes e acompanhantes, o que pode reduzir o estresse, a ansiedade, melhorar a tolerância à dor e ajudar na recuperação das pessoas internadas. Localizado no pátio do hospital, o orquidário foi doado à Santa Casa pela Associação Goiana de Orquidófilos e será inaugurado nesta terça-feira, 14 de junho, às 9h30.

Trata-se de um belo projeto terapêutico, realizado pelo Setor de Voluntariado, que além de embelezar o hospital com diversas espécies de orquídeas, ainda vai proporcionar o início de uma nova terapia ocupacional com pacientes internados na Santa Casa e seus acompanhantes. Sob a orientação dos psicólogos e colaboradores, os pacientes e acompanhantes poderão lidar com essas plantas raras durante sua permanência no hospital.

BENEFÍCIOS
Um estudo da Universidade de Minnesota, realizado com pacientes cardíacos em Nova Iorque, comprovou que a ansiedade diminuiu naqueles indivíduos que viram cenas de natureza. Além dos benefícios psicológicos, a redução do estresse e da ansiedade em pacientes que têm contato com plantas pode ter resultados físicos concretos na recuperação. Esse contato com a natureza também pode gerar maior tolerância à dor nos pacientes, um sono mais tranquilo, a redução no estresse e, consequentemente, uma recuperação mais rápida – reduzindo o período de internação.

EXPOSIÇÃO
A inauguração do orquidário antecede a abertura da XXVII Exposição Nacional de Orquídeas de Goiânia e V Encontro dos Colecionadores de Cattleyas do Cerrado, que acontecerá no Bosque dos Buritis, entre os dias 7 e 10 de julho. A entrada será gratuita e, quem quiser uma muda de orquídea, basta levar um quilo de alimento não perecível para a troca. Todos os alimentos arrecadados serão destinados à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.