Inauguração do orquidário amplia a humanização do atendimento na Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia teve uma manhã especial nesta terça-feira, 14 de junho, com a inauguração do Orquidário São Francisco. Instalado no pátio no interior do hospital, o orquidário conta com cem mudas de diferentes espécies de orquídeas nativas e de outros países, todas doadas à Santa Casa pela Associação Goiana de Orquidófilos, e é um novo espaço de terapia para pacientes.

Com o apoio de psicólogos e colaboradores da Santa Casa, os pacientes terão no contato com essas plantas de rara beleza uma terapia que poderá ajudá-los na recuperação, com a redução do estresse e da ansiedade, por exemplo. “A inauguração do orquidário, o único terapêutico da rede hospitalar goiana, representa mais um passo da humanização da assistência no hospital”, disse a superintendente Geral, Irani Ribeiro de Moura.

Kennedy Henrique Moraes Martins, presidente da Associação Goiana dos Orquidófilos, recordou que a parceria com a Santa Casa nasceu na Exposição Nacional de Orquídeas quando os organizadores fizeram a troca de mudas por alimentos, posteriormente doados ao hospital. Com esse novo projeto, desenvolvido em conjunto com o Setor de Voluntariado da Santa Casa, Kennedy diz que a associação quer proporcionar aos pacientes o contato com as plantas, que já teve seus benefícios terapêuticos comprovados.

Acompanhantes e colaboradores do hospital também vão poder usufruir das belezas do orquidário. “Esse espaço aumenta nossa sincronia com a natureza”, disse o superintendente Administrativo, Irondes José de Morais. O gerente do Setor de Voluntariado, Roberto Moura, agradeceu a parceria com a associação. “É uma alegria podermos inaugurar esse projeto único. São Francisco falava com as plantas e sabemos do poder delas”, afirmou.

Entre os dias 7 e 10 de julho, a Associação Goiana de Orquidófilos realizará a XXVII Exposição Nacional de Orquídeas de Goiânia e V Encontro dos Colecionadores de Cattleyas do Cerrado, que acontecerão no Bosque dos Buritis, em Goiânia. A entrada será gratuita e, quem quiser uma muda de orquídea, basta levar um quilo de alimento não perecível para a troca. Todos os alimentos arrecadados serão destinados à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

SANTA CASA EM FOCO

Confira a reportagem da PUC TV sobre a inauguração do orquidário da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, um novo e inovador espaço terapêutico no hospital.