📌Hoje, 24 de março, é o Dia Mundial do Combate à Tuberculose. A data foi definida em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre a doença, seus riscos, tratamento e como evitá-la.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch. É transmitida pelo ar e ataca, principalmente, os pulmões. Porém, em estágios avançados, também afeta outros órgãos, como os rins, ossos e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
📌No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são diagnosticados cerca de 200 casos de tuberculose por dia. Todavia, com a pandemia de Covid-19, especialistas temem que a procura dos pacientes por ajuda médica diminua e esse quadro se agrave.
📌Por isso, é importante ter atenção aos seguintes sintomas e sempre buscar ajuda médica caso apresente algum deles:
- tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus ou sangue;
- cansaço excessivo e prostração;
- febre baixa, geralmente no período da tarde;
- suor noturno;
- falta de apetite;
- emagrecimento acentuado;
- rouquidão.
📌Existe tratamento
A tuberculose é uma doença grave e, quando não tratada, pode levar ao óbito. De acordo com a OMS, essa enfermidade está entre as dez principais causas de morte no mundo e, a cada ano, cerca de 1,5 milhão de pessoas perdem a vida por conta dela.
A boa notícia é que a tuberculose pode ser curada. O tratamento é feito com base em medicamentos e é oferecido pelo SUS.
❌Porém, atenção: esse tratamento não pode ser interrompido. É preciso seguir toda a prescrição médica. A interrupção é um pouco comum, pois logo nos primeiros dias após o início da medicação, o paciente já sente uma melhora nos sintomas e alguns interrompem o tratamento, o que é um erro.
📌É possível prevenir
A tuberculose também pode ser prevenida. A principal forma é com a vacina BCG, que deve ser aplicada em todas as crianças menores de um ano. Geralmente, os bebês já são imunizados ainda na maternidade.
No entanto, o Brasil está registrando quedas na cobertura vacinal da BCG. Em 2019, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), 85,1% dos bebês foram imunizados. Foi a primeira vez, em 25 anos, que menos de 90% das crianças receberam a vacina.
Portanto, confira a carteira de vacinação dos seus filhos e também converse com o pediatra sobre o assunto. Já para os adultos, a dica é sempre ter atenção aos sintomas e não esperar para procurar ajuda médica.
❤️Cuide-se! Nós queremos te ver sempre bem!