Santa Casa de Misericórdia de Goiânia recebe a visita de Dom João Justino

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia recebeu, no dia 18 de abril, a visita do novo arcebispo metropolitano da capital e também presidente do hospital, Dom João Justino de Medeiros Silva. Acompanhado pelo vice-presidente da Santa Casa, Dom Levi Bonatto, o arcebispo foi recebido pelos superintendentes Irani Ribeiro de Moura (Geral), Irondes José de Morais (Administrativo) e Cláudio Tavares Silveira Sousa (Técnico) e pelo cirurgião vascular Geraldo Paulino Santana Filho.

A visita aconteceu na véspera da mobilização nacional dos hospitais filantrópicos em defesa de mais recursos para o setor. A superintendente geral fez um breve relato sobre a situação atual da Santa Casa, que vem enfrentando uma grave crise financeira, falou sobre os aumentos dos custos, o desequilíbrio entre a receita – oriunda apenas do Ministério da Saúde e de um convênio com o Governo Estadual – e as despesas e destacou a importância do hospital para o atendimento da grande parcela da população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje, mais de 95% dos pacientes do hospital são dependentes do SUS. A Santa Casa também mantém um Centro de Especialidades Médicas e Centro de Diagnóstico, que oferecem atendimento particular a preços populares. “Prestamos assistência médico-hospitalar a quem precisa”, enfatizou a superintendente, que destacou também o intenso trabalho desenvolvido pela Santa Casa durante a pandemia com a abertura de leitos exclusivos e uma assistência que possibilitou que cerca de 1 mil vidas fossem salvas.

Além do desequilíbrio entre receita e despesas, a superintendente citou também os atrasos pelo município nos repasses dos recursos destinados ao hospital pelo Estado e o Governo Federal, o que vem comprometendo ainda mais a sobrevivência da Santa Casa e levado a instituição ao endividamento.

“Temos nos endividado cada dia mais”, disse Irani Ribeiro de Moura, que espera que a mobilização nacional de 19 de abril abra os olhos dos gestores públicos, parlamentares, das três esferas de Governo e da sociedade civil para a necessidade de ajuda à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e a demais Santas Casas brasileiras.

Afinal, disse ela, “a Santa Casa não pode fechar, pois trabalhamos para garantir uma assistência com qualidade, humanizada e com respeito a todos que precisam”. A superintendente citou que o hospital também forma novos especialistas médicos e conta em seu quadro com verdadeiras “pérolas da medicina goiana, profissionais que continuam no hospital por amor à Santa Casa, ao ensino e aos pacientes”.

O superintendente Administrativo, Irondes José de Morais, destacou que a presença de Dom João Justino na Santa Casa alegra a todos e os encoraja a enfrentar os desafios. O superintendente Técnico, Cláudio Tavares Silveira Sousa, citou que a Santa Casa conta hoje com um time de superintendentes coeso e que trabalham com os mesmos princípios em prol da saúde. O médico Geraldo Paulino Santana Filho agradeceu as presenças de Dom João Justino e Dom Levi Bonatto no hospital e testemunhou que a superintendência não tem fugido das obrigações.

Dom João Justino agradeceu a acolhida, recordou suas passagens pela Santa Casa de Juiz de Fora e por hospitais filantrópicos de Minas Gerais, citou as discrepâncias nos investimentos na saúde e desejou sucesso à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia na busca por mais fontes de financiamento. Em seguida, ele conheceu as instalações da Santa Casa, que, a medida do possível, vem sendo reformadas e readequadas para melhor atendimento à população.

Confira a fotos da visita.

1 comentário em “Santa Casa de Misericórdia de Goiânia recebe a visita de Dom João Justino”

  1. Deusmar José da Silva

    Admiro a luta e a força que a Dra Irani entrega vinte quatro horas por dia a nossa Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, não é por acaso que Deus colocou este anjo pra nos guiar nesta caminhada 🚶🚶🚶 tenho certeza de nossa Santa Casa não irá fechar com a presença da Dra Irani qui conosco. Dra Irani, Deus abençoe e proteja a senhora e todos os superintendentes nesta árdua jornada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.