banner-santa-casa-novo-site
Sipat_2021

Santa Casa de Misericórdia de Goiânia faz prestação de contas e inaugura Centro de Ensino e Pesquisas

Mantendo o seu compromisso com a transparência na aplicação dos recursos recebidos por meio de convênios, emendas parlamentares e doações da sociedade civil organizada, a atual gestão da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia realizou hoje, 9, uma solenidade para a prestação de contas a senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores que ajudaram a instituição nos últimos anos.

Os convidados puderam conhecer detalhes da aplicação dos mais de R$ 10 milhões destinados ao hospital por meio de emendas parlamentares. Na apresentação, foram nomeados os senadores, deputados federais e deputados estaduais e detalhada, inclusive com fotos, a destinação dos recursos, que foram usados em reformas, adequações físicas, compra de equipamentos, materiais e medicamentos.

O valor das emendas de vereadores também foi apresentado e foi explicado a eles que os recursos ainda se encontram na Secretaria Municipal de Saúde, uma situação que o prefeito Rogério Cruz, autor de uma das emendas enquanto era vereador, informou que já está sendo solucionada e que, em breve, a verba será repassada ao hospital.

Os convidados também conheceram um pouco do trabalho da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia desde 2017, início da atual gestão. O hospital, que naquele ano se encontrava ameaçado de fechamento por falta de condições de funcionamento, desde então, a cada ano, vem realizando milhares de consultas e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2021, por exemplo, já foram mais de 30 mil consultas. As ações implementadas pela Santa Casa durante a pandemia e que possibilitaram ao hospital salvar mais de 1 mil vidas também foram apresentadas.

A solenidade contou com as presenças da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado. Também participaram o prefeito Rogério Cruz e a primeira-dama da capital, Thelma Cruz, os ex-senadores Cyro Miranda e Wilder Morais, os deputados federais João Campos, Flávia Morais, Delegado Waldir e Francisco Junior, os deputados estaduais Delegado Eduardo Prado e Helio Sousa, o vereador Anselmo Pereira, a secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, Pedro Chaves, que também representou o senador Vanderlan Cardoso, e representantes do senador Jorge Kajuru, da ex-senadora Lúcia Vânia e da deputada Leda Borges.

Wolmir Amado, secretário-geral da Sociedade Goiana de Cultura, a pró-reitora da PUC Goiás, Milca Severino, e Morgana Potrich, diretora geral da Faculdade Morgana Potrich. também participaram da solenidade. Vice-presidente da Santa Casa, dom Levi Bonatto, também estava entre os convidados e ministrou bênçãos durante a solenidade coordenada pela superintendente geral da Santa Casa, Irani Ribeiro de Moura, o superintendente técnico, André Luiz Carneiro Martins Chaves, e o superintendente administrativo, Irondes José de Morais.

Formado em medicina pela PUC Goiás e com duas residências médicas cursadas na Santa Casa, o superintendente técnico ressaltou que passou por vários períodos da gestão do hospital, enfrentou ameaças de fechamento e hoje se sente honrado por fazer parte desta administração da unidade e vê-la recuperada. O superintendente Administrativo, Irondes José de Morais, agradeceu a todos os parlamentares pelo apoio fundamental para a recuperação do hospital.

Irani Ribeiro de Moura destacou a importância da Santa Casa no atendimento à população, principalmente a pacientes de baixa renda. “Com a ajuda de Deus, o apoio dos senhores, uma equipe comprometida e muito trabalho, temos conseguido oferecer uma assistência de qualidade e humanizada à população”, disse, recordando dificuldades enfrentadas pelo hospital e enfatizando que para sanar esses problemas na saúde pública é preciso ter “gestão, comprometimento, amor ao próximo e amor a Deus”. Ela também agradeceu à primeira-dama do Estado e ao governador Ronaldo Caiado e ao prefeito e à primeira-dama da capital por todo o apoio.

O prefeito Rogério Cruz afirmou que está trabalhando para a liberação das emendas municipais, disse que a prefeitura reconhece que os recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são insuficientes e que a prefeitura está à disposição para colaborar com a Santa Casa.

A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, lembrou que visitou vários hospitais no início do atual governo e que quando esteve na Santa Casa seu coração se encheu de amor porque viu que quando tem a parceria de todos, o resultado é bem maior. “A Santa Casa muito orgulha os goianos por prestar um serviço de qualidade e humanizado. Aqui também é uma casa de Deus, onde fé e ciência se unem a favor da vida, um hospital escola que forma profissionais humanizados”, disse.

Gracinha Caiado afirmou que ficou muito honrada por ter seu nome batizando o Centro de Ensino e Pesquisa do hospital, inaugurado hoje, e enfatizou que o dever dos gestores é trabalhar para cuidar da população. “Vou continuar ajudando a Santa Casa como primeira-dama e quando deixar o cargo quero atuar no hospital como voluntária”, declarou. Todos os convidados foram homenageados com um troféu.