banner-santa-casa-novo-site

Maio Roxo – Mês de Conscientização sobre Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica e de origem autoimune. Isso significa que o sistema imunológico reconhece os próprios órgãos e tecidos do paciente como perigosos. Assim, atacam o organismo e destroem áreas saudáveis.

Tudo isso gera dor e inflamação em diversas partes do corpo, como pele, coração, pulmões, rins e cérebro.

Os principais sintomas do lúpus são:

– Lesões avermelhadas na pele, principalmente no rosto;

– Dor e inchaço nas articulações das mãos;

– Inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração);

– Inflamação nos rins;

– Alterações no sangue;

– Inflamações no cérebro, com convulsões, alterações do comportamento (psicose) ou do nível de consciência;

– Febre sem infecção;

– Emagrecimento e fraqueza.

O diagnóstico é feito a partir do relato do paciente e com exames laboratoriais.

Para prevenir o lúpus, é essencial manter hábitos de vida saudáveis, evitar a exposição excessiva ao sol, tratar infecções e não se automedicar.

Porém, se você já é um paciente com lúpus, saiba que é possível ter qualidade de vida, mesmo com a doença. Mantenha o tratamento médico adequado.

Para alertar as pessoas sobre a doença e a importância do tratamento correto foi criada a campanha Maio Roxo. Informe-se, cuide-se!

#santacasago #lupus #diamundialdolupus #vivendocomlupus