bem-vindo-ao-site
bem-vindo-ao-site

Santa Casa de Misericórdia recebe equipamentos da Prefeitura de Goiânia para o tratamento de Covid-19

Os Equipamentos de respiração assistida – 20 capacetes e 5 aparelhos respiradores – foram entregues à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia pelo prefeito Rogério Cruz e pelo secretário Municipal de Saúde, Durval Pedroso

Hoje, 9, pela manhã, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia recebeu novos equipamentos que vão ampliar e melhorar o atendimento prestado pela unidade a pacientes com Covid-19. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o secretário Municipal de Saúde, Durval Pedroso, repassaram à superintendente-geral da Santa Casa, Irani Ribeiro de Moura, 20 capacetes Elmo e 5 aparelhos respiradores, que serão usados no tratamento de pacientes com síndrome respiratória grave causada pela Covid-19.

Os aparelhos entregues à Santa Casa foram repassados ao município pelo Governo de Goiás e pelo Ministério da Saúde.  “É uma satisfação muito grande para o Poder Municipal podermos entregar esses materiais importantíssimos para a Santa Casa, que sempre foi uma referência para nosso Estado e município, dando mais condições para que possam receber os pacientes com Covid-19 e tratá-los pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde temos leitos abertos à disposição da população e, repito, pelo SUS”, disse o prefeito Rogério Cruz, acrescentando que novas parcerias devem ser firmadas com o hospital.

O secretário Durval Pedroso explicou que os ventiladores foram repassados pelo Ministério da Saúde e os Elmos, pela Secretaria Estadual de Saúde. “São equipamentos modernos, que garantem mais segurança e conforto para que as pessoas sejam atendidas e podem evitar que sejam entubadas”, disse.

A superintendente-geral Irani Ribeiro de Moura observou que os novos equipamentos darão à Santa Casa mais condições de atender melhor os pacientes. Atualmente, o hospital conta com 20 leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos de enfermaria para atendimentos de pacientes com Covid-19 pelo SUS. Em breve, começarão a funcionar mais dez leitos exclusivos de UTI e outros dez de enfermaria, ampliando essa oferta.

Hospital Municipal

Hoje, a Santa Casa é um hospital 100% SUS. “Éramos um hospital 96% SUS, pois tínhamos 20 leitos de enfermaria destinados a atendimentos particulares e convênios e, agora, todos os leitos estão disponíveis para o SUS”, disse Irani Ribeiro de Moura, que também está propondo à Prefeitura que a Santa Casa passe a atuar como hospital municipal, atendendo a população goianieniense em casos de exames, consultas, cirurgias eletivas e cirurgias especializadas, por exemplo. As negociações neste sentido estão abertas com a Secretaria Municipal de Saúde.

Como funciona o Elmo

A Santa Casa já vinha utilizando capacetes similares aos recebidos hoje. O capacete entregue pela Prefeitura foi desenvolvido por pesquisadores do Ceará e é indicado para pacientes que chegam com insuficiência respiratória, evitando muitas vezes, dele ter que ser entubado. O Elmo envolve toda a cabeça do paciente. Ele é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva (acima da pressão atmosférica). Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldades de oxigenação. O Elmo pode ser esterilizado e reutilizado em outros pacientes.