E-mail Santa Casa contato@santacasago.org.br Telefone Santa Casa (62) 3254-4200 Transparência Santa Casa Banco de sangue para Santa Casa Banco de Sangue Resultados de exames Exames Doe Agora para Santa Casa Quero Doar
Slider

Santa Casa de Misericórdia recebe equipamentos da Prefeitura de Goiânia para o tratamento de Covid-19

Os Equipamentos de respiração assistida – 20 capacetes e 5 aparelhos respiradores – foram entregues à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia pelo prefeito Rogério Cruz e pelo secretário Municipal de Saúde, Durval Pedroso

Hoje, 9, pela manhã, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia recebeu novos equipamentos que vão ampliar e melhorar o atendimento prestado pela unidade a pacientes com Covid-19. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o secretário Municipal de Saúde, Durval Pedroso, repassaram à superintendente-geral da Santa Casa, Irani Ribeiro de Moura, 20 capacetes Elmo e 5 aparelhos respiradores, que serão usados no tratamento de pacientes com síndrome respiratória grave causada pela Covid-19.

                                                                                                                                                                                                              Os aparelhos entregues à Santa Casa foram repassados ao município pelo Governo de Goiás e pelo Ministério da Saúde.  “É uma satisfação muito grande para o Poder Municipal podermos entregar esses materiais importantíssimos para a Santa Casa, que sempre foi uma referência para nosso Estado e município, dando mais condições para que possam receber os pacientes com Covid-19 e tratá-los pelo Sistema Único de Saúde (SUS), onde temos leitos abertos à disposição da população e, repito, pelo SUS”, disse o prefeito Rogério Cruz, acrescentando que novas parcerias devem ser firmadas com o hospital.

O secretário Durval Pedroso explicou que os ventiladores foram repassados pelo Ministério da Saúde e os Elmos, pela Secretaria Estadual de Saúde. “São equipamentos modernos, que garantem mais segurança e conforto para que as pessoas sejam atendidas e podem evitar que sejam entubadas”, disse.

A superintendente-geral Irani Ribeiro de Moura observou que os novos equipamentos darão à Santa Casa mais condições de atender melhor os pacientes. Atualmente, o hospital conta com 20 leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos de enfermaria para atendimentos de pacientes com Covid-19 pelo SUS. Em breve, começarão a funcionar mais dez leitos exclusivos de UTI e outros dez de enfermaria, ampliando essa oferta.

Hospital Municipal

Hoje, a Santa Casa é um hospital 100% SUS. “Éramos um hospital 96% SUS, pois tínhamos 20 leitos de enfermaria destinados a atendimentos particulares e convênios e, agora, todos os leitos estão disponíveis para o SUS”, disse Irani Ribeiro de Moura, que também está propondo à Prefeitura que a Santa Casa passe a atuar como hospital municipal, atendendo a população goianieniense em casos de exames, consultas, cirurgias eletivas e cirurgias especializadas, por exemplo. As negociações neste sentido estão abertas com a Secretaria Municipal de Saúde.

Como funciona o Elmo

A Santa Casa já vinha utilizando capacetes similares aos recebidos hoje. O capacete entregue pela Prefeitura foi desenvolvido por pesquisadores do Ceará e é indicado para pacientes que chegam com insuficiência respiratória, evitando muitas vezes, dele ter que ser entubado. O Elmo envolve toda a cabeça do paciente. Ele é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva (acima da pressão atmosférica). Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldades de oxigenação. O Elmo pode ser esterilizado e reutilizado em outros pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.