bem-vindo-ao-site
bem-vindo-ao-site

26|03- Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia

Nesta sexta-feira, 26 de março, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização Sobre a Epilepsia. A data, também conhecida como “Dia Roxo”, cor símbolo da campanha, busca chamar a atenção das pessoas para a epilepsia, divulgar informações e vencer o preconceito contra a doença.

Por isso, o lema da campanha de 2021 é: “quem vê cara, não vê epilepsia”. Afinal, qualquer pessoa pode ter esse distúrbio que afeta o cérebro, mas, com o tratamento correto, o paciente pode levar uma vida normal, estudar, trabalhar e viver com qualidade.

E todos podem ajudar as pessoas com epilepsia a viverem melhor. O primeiro passo é dizer não a qualquer forma de preconceito contra a doença.

O segundo é se informar e saber como agir diante de alguém em crise. Confira algumas orientações:

– coloque a pessoa deitada de costas, em lugar confortável, retirando de perto objetos com que ela possa se machucar;

– Levante seu queixo para facilitar a passagem de ar e a vire de lado, para que não aspire saliva ou vômito;

– afrouxe-lhe as roupas;

– nunca a segure, não dê tapas nem jogue água sobre ela.

– se a crise passar em até 5 minutos, deixe a pessoa descansar;

– caso a crise dure mais tempo ou se repita, acione um serviço médico de emergência.

Atenção! Há tipos diferentes de epilepsia, que podem estar presentes em diversas síndromes. Por isso, é muito importante um diagnóstico precoce e um tratamento feito por equipe de trabalho multi/interdisciplinar.

Esse acompanhamento e o tratamento correto podem garantir que o  paciente e sua família tenham a melhor qualidade de vida possível.

👉🏼 Agende a sua consulta na Santa Casa.

No Centro Médico, o atendimento é feito por convênios e particulares. Os agendamentos podem ser realizados pelo telefone: (62) 3524-4200.

Para atendimentos pelo SUS, procure antes uma unidade básica da rede pública de saúde, que fará o encaminhamento para a Santa Casa.