bem-vindo-ao-site
bem-vindo-ao-site

Santa Casa de Misericórdia de Goiânia amplia o número de leitos exclusivos para Covid-19

O hospital passa a contar com 50 leitos exclusivos para o atendimento a pacientes do SUS com Covid-19 e, nos próximos dias, deve abrir mais 10 leitos

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia disponibilizou hoje, 15 de março, mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez de enfermaria exclusivos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com Covid-19. Com a abertura dos novos leitos, a Santa Casa passa a contar com 50 leitos exclusivos para o tratamento de Covid-19, sendo 20 UTIs e 30 enfermarias.

O secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, esteve na Santa Casa na tarde desta segunda-feira e conheceu a nova ala destinada a pacientes com Covid-19. Ele visitou o espaço – que antes abrigava apartamentos para internações particulares e por convênios – acompanhado da superintendente-geral da Santa Casa, Irani Ribeiro de Moura, do superintendente Técnico, Pedro Ivandosvick, e do superintendente Administrativo, Irondes José de Morais. O vereador Dr. Gian também participou da entrega dos leitos, que já começam a receber pacientes.

Graças a uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde da capital, os leitos foram equipados com cinco ventiladores pulmonares, além de dez bombas de infusão. Na UTI, também foram instaladas câmeras que vão facilitar o monitoramento dos pacientes.

A equipe também foi reforçada com a entrada de 50 profissionais, dentre eles 14 médicos, que vão atuar no atendimento. Nos próximos dias, segundo a superintendente-geral do hospital, serão abertos mais 10 leitos de enfermaria, totalizando 60 leitos exclusivos para o tratamento de Covid-19 na Santa Casa.

O secretário Durval Pedroso ressaltou que é uma parceria muito importante que vem ampliar o atendimento a pacientes nesta segunda onda da pandemia. Irani Ribeiro de Moura destacou que para a Santa Casa é muito importante participar dessa assistência aos pacientes junto às redes estadual, municipal e complementar. “Para a Santa Casa, foi muito importante fazer essas contratações e abrir esses leitos e logo teremos 60 leitos exclusivos para Covid-19. Nós éramos um hospital 96% SUS e, agora, com esses leitos, passamos a ser 100% SUS”, disse.