Amor ao próximo

Normatizado pela Resolução nº 01/2018, da Superintendência Executiva da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, o setor de Voluntariado foi criado para viabilizar um atendimento mais humanizado aos pacientes, se valendo da ajuda de pessoas da comunidade interessadas em doar, sobretudo, tempo e atenção aos que se recuperam no hospital.

Além de coordenar as visitas dos filantropos aos leitos, o Voluntariado da Santa Casa realiza sistematicamente ações de captação de recursos e suprimentos básicos doados a pacientes, como fraldas descartáveis, escovas dentais e outros itens de higiene pessoal.

A corrente do bem com pessoas que doam artigos pessoais à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia faz acontecer, por exemplo, o Bazar da Generosidade, cuja renda é revertida no custeio da instituição filantrópica. As roupas e calçados recebidos na Santa Casa também beneficiam no dia a dia os pacientes, que muitas vezes vêm de cidades distantes e ficam sem recursos para se manter durante a internação.

São ações realizadas pelo Voluntariado:

  • Chocolatim da leitura (programa cultural de empréstimo de livros e revistas a pacientes e acompanhantes);
  • Visitas regulares nos leitos;
  • Prestação de serviço voluntário, como ‘posso ajudar’, jardinagem e manutenção;
  • Bazar da Generosidade;
  • Feirinha Nossa Casa;
  • Curso de formação de voluntários;
  • Arrecadação e entrega de donativos;
  • Auxílio no atendimento com enfermeiros voluntários.

Quero me voluntariar

A sua ajuda é muito bem-vinda. Pode se candidatar ao voluntariado qualquer pessoa maior de 18 anos. Antes de entrar para o quadro de voluntários, os interessados passam por um curso de formação de 2 horas, na própria Santa Casa, onde aprendem noções de cuidados com a saúde e normas sanitárias no ambiente hospitalar; das formas de abordagem e interação com o paciente; e rotinas administrativas do hospital.

Mais informações

Orientações sobre como ser voluntário na Santa Casa podem ser obtidas pelo telefone (062) 3254-4229, no e-mail voluntariado@santacasago.org.br e diretamente na Sala do Voluntariado, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.