Grupos de Humanização levam alegria aos pacientes da Santa Casa de Goiânia

Vestidos de palhaços, eles levantaram o astral dos pacientes no hospital

Rir é o melhor remédio? Se você respondeu sim a esta pergunta, então você merece comemorar o dia 18 de janeiro. Com tantos benefícios que o riso traz para a saúde física e mental do indivíduo, o setor de Psicologia da Santa Casa de Goiânia celebra a data com ações que promovam a alegria dos pacientes.

“Nosso intuito é trazer um pouco de descontração aos pacientes e visitantes reforçando o quanto o humor e o bem – estar ajudam na blindagem da imunidade da pessoa”, explica o psicólogo Roberto Ribeiro.

Em comemoração ao dia do riso, o hospital recebeu a Turma Doutores do Amor Maior e Semeadores da Alegria que levaram o riso aos pacientes. Em ambos os casos, foram realizados alguns momentos de reflexão de forma alegre nos leitos do hospital, que tiveram como objetivo promover o bom humor e momentos de descontração com os pacientes.

Riso como terapia

Muitos profissionais de saúde concordam quando é um recurso terapêutico com eficácia comprovada. O riso mexe com várias partes do corpo ao mesmo tempo, como cérebro, garganta, coração, tórax, pernas, pés, além de movimentar até 80 músculos. Segundo estudos, essa é uma das melhores formas de expressar a felicidade que traz benefícios como retardar o aparecimento de rugas durante o processo de envelhecimento. Além disso, ajuda a reduzir o stress, promove a queima calórica, melhora a qualidade do sono, fortalece o abdômen, melhora a circulação sanguínea, a respiração e a digestão, fortalece o sistema imunológico, estimula a criatividade e induz a criação de laços entre as pessoas. Além disso, podemos ter uma influência positiva no combate a algumas doenças e até beneficiar o organismo. Através do riso é estimulada a produção de endorfinas que diminui ou previne a dor, diminui pressão sanguínea, diminui doenças cardíacas, diminui hormônios do estresse e consequentemente, o estresse.