Profissionais da Santa Casa participam de palestra sobre inteligência emocional

Capacitação ministrada pelo psicólogo Marco Aurélio Mendonça reuniu colaboradores de vários departamentos

“É preciso valorizar o processo da caminhada, onde você está hoje. Esse é o momento de maior satisfação.” A indicação é do psicólogo Marco Aurélio Mendonça, que falou hoje (14) a colaboradores da SCMG (Santa Casa de Misericórdia de Goiânia), em palestra sobre contribuições da inteligência emocional nas organizações. Ele explicou que a assertividade na tomada de decisões, no controle dos impulsos e na capacidade de liderança depende 80% do equilíbrio entre razão e emoção, o elemento que caracteriza a inteligência emocional.

Marco Aurélio palestrou a convite da coordenação da Psicologia e do Voluntariado da SCMG. Ambas são chefiadas pelo psicólogo Roberto Ribeiro. Fundamentado em livros científicos, Marco Aurélio explicou que o controle emocional no ambiente de trabalho pode blindar o profissional dos dois fatores que mais levam à demissão nas empresas: a falta de sensibilidade para com a instituição e os colegas, e a dificuldade de lidar com pressões e cobranças.

Luciana Resende: carreira profissional exige capacitação constante

A inteligência emocional, segundo Marco Aurélio, se sustenta em cinco pilares. São eles, o autoconhecimento; as habilidades sociais; a automotivação e persistência; a empatia; e o controle dos impulsos. Ao comentar o porquê de muitos profissionais se sentirem frustrados em algum momento da carreira, o psicólogo disse que “muitas das vezes, somos nós que criamos os abismos”.

Integração de setores

O painel com Marco Aurélio Mendonça faz parte da agenda da Santa Casa para a campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção de suicídios.

A palestra do psicólogo marcou pela integração de colaboradores de vários setores do hospital. Participam da atividade membros de departamentos como Nutrição, SESMT (segurança do trabalho), Fisioterapia, Faturamento, Voluntariado, Psicologia, Comunicação, Recursos Humanos, Enfermagem, Superintendências, Centro Médico, Centro de Diagnose, Odontologia, Manutenção, Jardinagem, Farmácia, Recepção, SHL (limpeza hospitalar), CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico), Fonoaudiologia e Transporte.

Conhecimento para se replicar

Para a coordenadora e responsável técnico da Farmácia, Luciana Resende, o conteúdo ministrado por Marco Aurélio deve ser compartilhado entre todas as equipes. “Como gestores, precisamos sempre avançar na busca da inteligência emocional, a fim de levar a nossa equipe e nosso setor a evoluir continuamente”, comentou Luciana. Ela aprovou a iniciativa da palestra.

Psicóloga e analista de Gestão de Pessoas da SCMG, Helga Caetano adiantou que o hospital prepara mais atividades para movimentar o Setembro Amarelo.

ArrowArrow

Fonte: Assessoria de Comunicação | SCMG